sexta-feira, setembro 23, 2005

As galinhas 'tão com tosse?

Gripe das aves? Tenho que me vacinar? Isso é só na Ásia?
Existem tantas perguntas que as pessoas costumam fazer sobre este assunto e existem tantas que não ficam totalmente esclarecidas. Os média lançam notícias e mais notícias, mas as dúvidas continuam. Por isso resolvi fazer este post de esclarecimento sobre o assunto.
A gripe foi das doenças que matou mais pessoas no século passado. Entre os anos de 1918-1919 morreram cerca de 40 a 50 milhões de pessoas com esta doença, sem contar com as outras pandemias que ocorreram.
Todos os anos o Vírus da gripe humana surge de forma sazonal, na Ásia, aparecendo com pequenas modificações no seu genoma, daí todos os anos existirem vacinas diferentes.
A pergunta que se coloca é porque é que, se a gripe é tão vulgar, se estão a preocupar tanto com a gripe das aves?!
A gripe das aves ocorre apenas nas aves e não está adaptada à espécie humana, não se transmitindo por isso entre as pessoas. Esta tem origem nas aves migratórias que podem depois transmitir o vírus para as aves de capoeira, como as galinhas ou os patos. Estes sim podem morrer com esta doença.
O motivo de grande preocupação é a possível capacidade do vírus poder ser transmitido entre os humanos. Isto acontece se uma pessoa estiver com o vírus da gripe e adquirir o vírus da gripe das aves. Neste caso o vírus pode desenvolver uma mutação tal, que leva à geração de um novo subtipo do vírus influenza, que adquire a capacidade de se transmitir de humanos para humanos, provocando assim uma pandemia (epidemia a nível mundial).
De momento não existe qualquer vacina contra o vírus H5N1, visto o subtipo ser muito diferente do vírus influenza que causa a comum gripe sazonal e também porque este vírus se encontra constantemente em mutação.
O que se pode fazer em termos profiláticos é vacinar, as pessoas que trabalham com os animais de risco, com a comum vacina da gripe para evitar que esta fique contaminada com os dois tipos de vírus (gripe humana e gripe das aves).
Terapêutica: O Oseltamivir é um anti-vírico que pode ser utilizado. Contudo as pessoas não devem começar a compra-lo sem mais nem menos, visto a validade ser muito curta e porque só deve ser tomado por indicação médica.
O medicamento foi encomendado apenas no contexto da aplicação do plano de contingência da gripe.
Espero ter conseguido esclarecer algumas dúvidas. Se tiverem mais coloquem que eu tentarei responder.

2 comments:

Blogger Hugo said...

não esquecer que a vacina deve ser tomada apenas a partir de Outubro... :P
sabias que o número de vacinas da gripe em Portugal é decidido através de cotas?
por isso há um número limite e devem ser guardadas para grupos de risco :P
e não há vacina para a gripe das aves... :P

sábado, setembro 24, 2005 12:17:00 da manhã  
Blogger Joao said...

Obrigado pelo insight em profundidade sobre o assunto. Estou muito mais seguro, agora.

quarta-feira, setembro 28, 2005 11:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home